19 de Agosto de 2022
icon instagram icon facebook icon twitter icon youtube

14 de Julho de 2022, 08h:32 - A | A

VARIEDADES / DENUNCIA CONTRA GLOBO

Emissora é investigada por racismo e atriz comemora

Atriz ainda mandou recado para todos aqueles que desacreditaram e desencorajaram a dar continuidade ao processo

JEAN TELLES
EM OFF



O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), abriu investigação para apurar a suposta prática de racismo contra atrizes da novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo. A atriz Roberta Rodrigues, uma das autoras da denúncia, foi ouvida na tarde dessa terça-feira (12). A expectativa é que a investigação envolva o núcleo de dramaturgia da emissora dos Marinho.

De acordo com informações do Jornal Folha de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho já intimou cerca de oito pessoas, dentre diretores e outros integrantes da produção das 18h, para colher depoimentos. O MPT também irá apurar denúncias de que atores negros seriam menos remunerados do que seus pares interpretados por atores brancos.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Uma fonte ligada a novela “Nos Tempos do Imperador”, teria relatado que o diretor Vinicius Coimbra teria usado, por diversas vezes, palavras agressivas durante as filmagens. De acordo com informações da Revista Veja, essa mesma fonte confirmou que durante as gravações do folhetim, o diretor teria ordenado: “Elenco pra esse lado, negros pro outro lado”. Uma das atrizes teria dito: “E eu que sou do elenco e sou negra, de que lado fico?”, a frase teria sido ignorada por Coimbra.

Pelo suposto caso de racismo, as atrizes Roberta Rodrigues e Dani Ornellas entraram na Justiça contra a Globo, pelo crime de racismo, equiparação salarial com atores brancos e por danos morais. As artistas só decidiram procurar as esferas legais, após comunicaram o fato aos diretores do alto escalão da Globo, Ricardo Waddington, de entretenimento, e José Luiz Villamarim, de dramaturgia, e nenhuma medida contundente ter sido tomada.

Em suas redes sociais nessa quarta-feira (13), a atriz Roberta Rodrigues celebrou o início de investigação contra a Globo após denúncia de racismo. A famosa compartilhou uma foto ao lado de Dani Ornellas e dos advogados responsáveis pela ação, mandando recado para todos aqueles que desacreditaram e desencorajaram a dar continuidade ao processo: “Queria agradecer a todos aqueles que: Me disseram que não ia dar em nada. Que era pra esquecer e fingir que nada aconteceu. Que isso acabaria com a minha carreira. Que eu era louca pois não há justiça nesses casos. Que tudo que fizeram era uma forma de proteger os pretos”, começou dizendo a atriz.

Logo em seguida, Roberta Rodrigues mandou recado para todos os colegas de profissão que lhe viraram as costas após a denúncia contra a Rede Globo: “Agradecer também todos que fizeram parte desse trabalho e até hoje fingem que nada aconteceu. Agradecer por terem se calado enquanto minha alma era ferida na frente de todos. Agradecer por vocês que soltaram as nossas mãos (minha e da @ornellas.dani) no momento em que um crime era cometido”, protestou a artista. “Aqueles que dizem que racismo é coisa da nossa cabeça. Aqueles que nos chamam de irmãs nas redes (para ficar bem na fita) e se calam na prática. Obrigada a vocês que não acreditaram, vocês me fizeram ter mais certeza e força para jamais desistir dos meus direitos. Tudo isso não é sobre eu e @ornellas.dani apenas, é sobre todo um povo e nossa ancestralidade”, escreveu Roberta Rodrigues.

Em nota enviada à Folha de São Paulo, a TV Globo informou que desconhece investigação e que não tolera preconceito racial: “A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas”.

 

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao