REDAÇÃO G5
Criminosos colocaram fogo nos equipamentos de playground da Praça Marlucia Terezinha de Jesus Silva, no Jardim Tropical, em Aparecida de Goiânia (região metropolitana), no fim de semana, causando prejuízo de R$ 25 mil aos cofres públicos.
Conforme a prefeitura, a praça havia recebido uma reforma na semana passada e, agora, o trabalho precisou ser refeito. O trabalho custou R$ 40 mil, usados nos equipamentos, a vegetação e o paisagismo queimados pela ação dos vândalos.
>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão
>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram
O coordenador de obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Breno Ranner, afirma que todos os dias há praças degradadas para serem consertadas.
"São coisas tão banais, são parafusos roubados do playground, casos onde a praça é inaugurada em um dia e no outro já roubaram os equipamentos da academia”, relata o Breno.
Ele reforça que as praças da cidade devem ser adotadas pela população para coibir esse tipo de ação.
“Quando a população começa a utilizar a praça, o vândalo corre dela, quando ele vê que tem gente de bem no espaço público ela não ocupa”, reflete o coordenador.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, explica que o valor gasto para revitalizar esses espaços, é um montante que não volta e poderia ser gasto na criação de novas praças.
“É um dinheiro que é fruto do pagamento de impostos da própria população, de pessoas de bem que querem contribuir para o progresso da cidade. E o que a gente pede é que a população nos ajude a manter a conservação dos equipamentos públicos do nosso município”, ressalta o secretário.
“Praça Segura”
A Guarda Civil Municipal de Aparecida tem, desde 2018, uma operação especial para garantir a segurança das praças públicas do município.
A Operação Praça Segura tem por objetivo aumentar a proteção dos espaços e da população que utiliza dele para praticar exercícios ou nos momentos de lazer.
A GCM aumenta a vigilância nos horários de maior fluxo nestes espaços, com a permanência de equipes das 17h às 22h, a fim de promover maior integridade do patrimônio e segurança da população. Vale ressaltar ainda que todas as praças são monitoradas em tempo real pela equipe de tecnologia da Guarda Municipal.
Denúncia
A população tem papel fundamental na segurança das praças e dos equipamentos que ela possui. Seja alertando e denunciando, ela é responsável por colaborar com a coibição dos atos de vandalismo por parte dos marginais que buscam depredar os espaços de convivência públicos.
A comunidade pode fazer denúncias pelo número da Guarda Civil Municipal 153, Polícia Militar 190 ou pelo telefone 3545-5992.
A SDU também tem seu telefone disponível para a população denunciar as atividades suspeitas de vandalismo no número 3545-5809.
O crime de vandalismo é tipificado no artigo 163 do Código Penal brasileiro. O autor do delito fica sujeito a prisão e multa. A pena para esse tipo de crime varia de seis meses a três anos de detenção.
“Os telefones são meios que, se a população contribuir denunciando, nós da secretaria vamos imediatamente tomar as medidas e as providências cabíveis”, reforça o secretário Aldivo Araújo.