DA REDAÇÃO
O vereador de Goiânia Marlon Teixeira (Cidadania) apresentou projeto de lei que pretende criar o Programa Passaporte de Vacinação Municipal contra Covid-19. Caso aprovada, a medida exigiria que, para a entrada em locais públicos e privados, além de qualquer lugar quer possa haver aglomeração, o cidadão teria que apresentar o documento que comprove a imunização.
De acordo com o parlamentar, a ideia pretende ajudar a retomada econômica, além de evitar a disseminação da doença. "Essa ação vai garantir, com o tempo, a reabertura total do comércio e a produção de eventos, diminuindo, gradativamente, as restrições, à medida em que as pessoas forem se vacinando", argumentou.
>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão
>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram
O passaporte foi instituído primeiramente em Israel. Outros países, como Dinamarca, França, Itália e China, também adotaram a medida. A ideia inspirou ainda algumas capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Marlon ressalta a necessidade da vacinação para evitar um retrocesso, como um novo lockdown, que prejudicaria ainda mais a retomada econômica. "Precisamos dar condições para que nossos comerciantes, empresários e prestadores de serviços possam retomar, de forma segura, dentro de todas as normas sanitárias apontadas pela ciência, seus empregos, seus trabalhos, e fazer a nossa economia girar novamente", destacou.
O objetivo é também estimular as pessoas a procurarem a imunização. A proposta indica que a prefeitura será responsável por editar as normas regulamentares para a execução e expedição do passaporte. No entanto, por ser uma medida complementar, as normas sanitárias deverão ser mantidas.