07 de Agosto de 2022
icon instagram icon facebook icon twitter icon youtube

GOIÂNIA

20 de Julho de 2022, 08h:50 - A | A

PODERES / GOIANAS NA URNA

Projeto treina e incentiva mulheres a participarem ativamente da política; veja como participar

As inscrições para o treinamento estão abertas e são gratuitas. Curso está previsto para iniciar em agosto.

REDAÇÃO G5



Nos próximos dias 6 e 7 de agosto, o Goianas na Urna irá realizar uma imersão formativa gratuita, para incentivar as mulheres de Goiás a participarem mais ativamente da política.

O treinamento é aberto para mulheres com todos os níveis de experiência na política: desde as que ainda não se filiaram mas querem se envolver com a política até aquelas que já são pré-candidatas.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

No domingo do treinamento, dia 7, as selecionadas que estiverem presentes poderão concorrer ao sorteio de 50 ajudas de custo, no valor de R$150. Para participar é preciso fazer inscrição até dia 22 de julho.

Para a doutora em Ciência Política, Deborah Thomé, os desafios que afastam as mulheres da política decorrem do fato de que “as campanhas no Brasil são muito caras, as mulheres normalmente conseguem menos acesso a recursos, e o próprio tempo se torna um recurso limitado para conseguir, de fato, alcançar espaços significativos na luta política.

A mulher é olhada pelos eleitores e eleitoras como alguém que não é esperado de estar naquele lugar. Repetimos muitos padrões. Então como sociedade, se queremos mudar de alguma forma essa realidade é preciso que os partidos e que o Estado interfira numa relação que é de desigualdade.”

O Goianas na Urna vem ganhando destaque no apoio a mulheres na política de todos os partidos. Desde 2018/20, já apoiaram 30 mulheres, e várias delas foram eleitas em cidades como Pirenópolis, Cavalcante, Formosa, Cidade de Goiás e Goiânia. As inscrições para a formação e seu processo seletivo seguem abertas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/Psel_ImersaoFormativa_GnU_2022 .

Segundo a cientista política da University College London, Malu Gatto, Conselheira do Goianas na Urna, a pouca representação de mulheres nos espaços de poder se dá porque: “Existem obstáculos estruturais que tem a ver com o espaço que a mulher ocupa tradicionalmente na sociedade e as disparidades de gênero que existem de forma mais ampla. Isso significa que tradicionalmente as mulheres são quem tem mais responsabilidades domésticas e de cuidados, o que não somente gera expectativas com relação ao papel que a mulher deve ocupar na sociedade, mas também evidencia a restrição de tempo e de recursos. A cultura política também acaba criando uma associação entre liderança e o masculino. Iniciativas como, por exemplo, o curso do Goianas na Urna são muito importantes nesse sentido de promover a autopercepção das mulheres com relação à política, como o espaço que elas ainda devem ocupar.”

Conheça o Goianas

O Goianas Na Urna é uma organização suprapartidária que nasceu por acreditar no poder transformador das mulheres na política. Apoiam a causa da representatividade feminina nos espaços de poder em Goiás. Não recebem apoio de nenhum partido político e formam esta rede porque acreditam em uma política feita por mulheres competentes e comprometidas com Goiás.

A organização tem projetos destinados a capacitar mulheres diversas para que sejam lideranças políticas de referência. Entendem que uma sólida formação de lideranças tem potencial para originar futuras vereadoras, deputadas e senadoras bem preparadas para construir mandatos eficazes, transparentes e responsivos à população, contribuindo, assim, para o fortalecimento da democracia paritária que Goiás precisa.

Desde 2018, as Goianas na Urna selecionaram 57 mulheres interessadas em se candidatar (de um total de 103 inscritas). Nas eleições de 2020, a organização apoiou a candidatura de 30 goianas, de 16 partidos e 12 cidades diferentes, na capital e no interior. Destas, 5 vereadoras foram eleitas e 15 ficaram como suplentes graças a pessoas que acreditaram na importância de fortalecer a pauta da representatividade feminina nos espaços de poder e, por isso, votaram, doaram e compartilharam o #VoteEmMulheres.

O que fazem?
1. Selecionam mulheres goianas que querem se candidatar a cargos eletivos;
2. Oferecem a elas uma trilha formativa pautada por 4 eixos: desenvolvimento pessoal; conhecimento técnico; conhecimento político; e conhecimento de campanha;
3. Criam uma REDE de apoio às mulheres que irão se tornar lideranças políticas em Goiás
4. Conectam mulheres interessadas em se candidatar com um ecossistema de organizações, cidadãs e cidadãos que querem apoiar candidaturas femininas.

Caso tenha dúvidas, por favor acesse o nosso guia de perguntas frequentes ou entre em contato através do e-mail: goianasnaurna@gmail.com

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao