26 de Junho de 2022
icon facebook

GOIÂNIA

19 de Outubro de 2021, 10h:53 - A | A

PODERES / GOIÂNIA

Prefeito libera shows e aumenta capacidade de público em bares e shoppings

Para o funcionamento de shopping centers, galerias, centros comerciais e congêneres deverão ser obedecidos o limite de 60% da capacidade de lotação de público

WELLYNGTON SOUZA
DA REDAÇÃO




O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), publicou novo decreto (número 4.166), que circula a partir desta terça-feira (19), em que permite a realização de shows na Capital obedecendo os protocolos de biossegurança contra a covid-19.

Além disso, na nova normativa, o gestor flexibilizou a capacidade de públicos em diversos segmentos, como bares, restaurantes, shoppings centers, igrejas competições esportivas, salões de beleza entre outros desde que respeitando o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Segundo o decreto, fica permitido o funcionamento das casas de espetáculo, casas de artes cênicas, boates e congêneres, com ocupação de no máximo 60% do espaço, com a presença de até 500 pessoas. Já em eventos sociais e corporativos em ambientes fechados o limite é de dois mil pessoas e para ambientes abertos é de três mil pessoas. 

Shoppings e celebrações religiosas

Para o funcionamento de shopping centers, galerias, centros comerciais e congêneres deverão ser obedecidos o limite de 60% da capacidade de lotação de público.

Para a realização de cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas, permitida a realização de domingo a sábado, deverão ser obedecidos os seguintes protocolos: lotação máxima de 60% de sua capacidade de pessoas sentadas e intervalo mínimo de 1 hora hora entre as missas, cultos e reuniões similares para realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes.

Prática de esportes e competições

Estabelecimentos destinados à recreação, à prática de esportes e competições esportivas, como academias, quadras poliesportivas e ginásios deverão ser obedecidos a lotação máxima de 60% com todas as medidas de biossegurança.

Para o funcionamento dos clubes recreativos a capacidade de público deverá ser de 60% e fica autorizada a realização de competições esportivas com 40% da capacidade.

Já o funcionamento das saunas deverão funcionar com 50% mantendo o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas que não sejam do mesmo grupo familiar. O funcionamento de salões de beleza e barbearias a capacidade é de 60%.

Estabelecimentos da Região da 44

Para o funcionamento dos estabelecimentos localizados na área correspondente à Região da 44, deverão ser obedecidos os seguintes protocolos, pela Associação dos Empresários da Região da 44, sem prejuízo dos protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde: restringir a lotação dos estabelecimentos à quantidade máxima de 60% de sua capacidade, orientar a restrição de acesso às lojas, respeitando a distância mínima de 1,5m e disponibilizar álcool 70% em todas as entradas, de todos os estabelecimentos, com colaboradores treinados para orientação de trabalhadores e visitantes.

Mercado popular

Ainda segundo o decreto, para o funcionamento do Centro Cultural Mercado Popular da 74, fica autorizada a apresentação de música ao vivo, desde que o espaço de apresentação permita o distanciamento de 2,25 m² entre os integrantes, e permitido som mecânico, durante todo o período de funcionamento, respeitado o volume sonoro máximo permitidos na legislação própria.

Parque Zoológico e Parque Mutirama

Para o funcionamento do Parque Zoológico e do Parque Mutirama a lotação máxima é de 60% e para o Parque Mutirama os brinquedos e equipamentos deverão passar por higienização periódica, conforme protocolos estabelecidos.

"Caberá à Secretaria Municipal de Saúde estabelecer os protocolos sanitários necessários, com a participação da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer, para a realização das atividades nos Parques Zoológico e Mutirama", diz trecho do decreto.

Cinemas, teatros e circos

Para o funcionamento de cinemas, teatros e circos deverá ser obedecido o limite de 60% da capacidade de acomodação.

 

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao