30 de Junho de 2022
icon facebook

GOIÂNIA

11 de Outubro de 2021, 11h:42 - A | A

PODERES / PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

GO usa mais da metade da receita e TCE alerta para "estouro" de gastos

O descumprimento de prestação de despesas poderá resultar em irregularidade quando houver prestação de Contas Anuais

WELLYNGTON SOUZA
DA REDAÇÃO




A 2ª Câmara do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO) fez um alerta com determinações e recomendações ao governo do Estado por ultrapassar o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no primeiro semestre deste ano.

Conforme análise do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), publicado na segunda-feira (4) no Diário Oficial, foi constatado que durante a metade de 2021 já foram comprometidos 55,88% do limite de despesas estabelecido para o exercício, definido a partir da correção inflacionária do montante apurado em 2020.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Segundo publicação, recomenda-se ao Governo para que avalie a conveniência e oportunidade da adoção de medidas para alteração da natureza jurídica do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (IPASGO) "de forma a fazer cessar as inadequadas implicações de se conferir artificialmente o caráter de receita pública aos recursos arrecadados dos beneficiários do plano de saúde", diz trecho do relatório.

O relatório mostra que, no primeiro semestre, em proporção à receita arrecadada, foram gastos apenas 20,84% com o setor educacional, quando o índice mínimo estabelecido é de 25%. Já na saúde, as despesas alcançaram 11,40%, contra a exigência mínima de 12%. Os números indicam a necessidade de incremento na proporção dos desembolsos até o encerramento do ano.

Os Relatórios Resumidos são instrumentos por meio dos quais os Tribunais de Contas monitoram periodicamente a execução orçamentária antes da apreciação das Contas Anuais de Governo.

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao