28 de Junho de 2022
icon facebook

GOIÂNIA

20 de Agosto de 2021, 11h:31 - A | A

PANDEMIA / RAIO-X DA PANDEMIA

Mais de 50 municípios goianos já vacinam população com 18 anos

Na Região Metropolitana de Goiânia, apenas quatro cidades estão imunizando a faixa etária

GABRIELLA BRAGA
DA REDAÇÃO




Entre os dez municípios goianos mais populosos, sete já estão vacinando os moradores de 18 anos contra a covid-19. Em todo o estado, pelo menos 55 ampliaram para a faixa etária até esta sexta-feira (19). Goiânia, Aparecida, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Trindade e Formosa fazem parte do grupo que ampliou para a menor idade, antes dos adolescentes. A cobertura vacinal nestes municípios fica em torno de 50% para a primeira dose, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES-GO).

Das cidades que ampliaram para a população com 18 anos, Varjão, Bonfinópolis e Guarani contam com uma cobertura vacinal acima da média, girando em torno de 65%. A secretária de Saúde de Varjão, Viviane Pereira, explica à reportagem que os moradores estão aderindo à imunização. Como a população é mais idosa, muitos já foram contemplados, e a procura começou a abaixar conforme a idade foi diminuindo. No entanto, ela conta que na faixa etária de 45 anos a demanda foi alta e o número de doses não conseguia suprir o número de interessados. Mas, hoje, a procura é compatível com a quantidade de vacinas disponíveis. 

O levantamento foi feito pelo G5 NEWS, através da divulgação mais recente da faixa etária elegível para vacinação feita pelas prefeituras em suas redes sociais e sites oficiais. No entanto, não foram encontrados dados de 33 dos 246 municípios goianos, o que pode gerar uma variação no resultado final. A apuração contabilizou as faixas etárias disponibilizadas até às 18 horas de quinta-feira (19).

Terceira cidade mais populosa do estado, Anápolis ainda aplica a vacina na população de 21 anos ou mais. No entanto, partiu na frente e foi a primeira a anunciar a aplicação em menores de idade nos próximos dias. Abadiânia se juntou ao calendário e começou a imunização mais cedo, ainda na quinta-feira. Além destas, Flores de Goiás também estará vacinando adolescentes nos próximos dias. 

Senador Canedo, que fica em décimo na lista dos municípios mais populosos, foi o que menos abaixou a idade e segue em 25 anos. No grupo, além de Anápolis, Rio Verde também não iniciou a vacinação para pessoas com 18, mas está na faixa de 20 anos.

NA CONTRAMÃO

O maior atraso do estado, Campos Verdes oferece a primeira dose contra Covid-19 apenas para a população com 50 anos. O motivo, segundo o prefeito Haroldo Naves, que também preside a Federação Goiana de Municípios (FGM), é a forma de distribuição das vacinas. Isso porque o Ministério da Saúde utiliza os dados populacionais do último censo feito em 2010 para enviar proporcionalmente o número de doses.

À época, 5.020 habitantes foram contabilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2021, uma projeção reduziu a  população para 1.830. A prefeitura, no entanto, contesta os dados, já que o município conta com 2.075 residências, cujo número esperado é de 6.500 moradores. O cálculo é reforçado pelas 2.500 contas ativas na Saneago e 4.335 na Enel, além dos 4.037 eleitores cadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por conta da defasagem no número de habitantes, os critérios de distribuição da vacina foram revistos e devem ser modificados nos próximos dias. A decisão foi dada em reunião nesta quinta-feira (19). "O Governo de Goiás, através da Secretaria Estadual de Saúde, resolveu mudar o parâmetro de distribuição de doses, incluindo agora o número de eleitores conforme dados do TSE e os números do Programa Previne Brasil do Sistema Único de Saúde (SUS)", comemora Haroldo Naves.

"Somos um dos municípios de Goiás com a vacinação mais atrasada. Estamos nos 50 anos de idade ainda enquanto cidades da nossa região já vacinam pessoas com mais de 18 anos. Espero que com essas novas diretrizes, possamos receber a quantidade real de doses da nossa população que hoje é de mais de 6 mil habitantes", finaliza Naves. 

Vacinação no estado

Em Goiás, já foram distribuídas entre os municípios 6.188.658 doses. Para a primeira aplicação, foram 3.677.228 habitantes beneficiados. Dose única ou de reforço atingiram 1.497.990.

Segundo estimativa do IBGE, o estado conta com 7.113.540 pessoas. Desse total, 52.4% receberam pelo menos a primeira dose e 21.35% foram contemplados com a imunização completa.

Veja lista

Lista completa

G5 NEWS

Lista Vacina

 Municípios que já imunizam população com 18 anos ou mais

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao