27 de Junho de 2022
icon facebook

GOIÂNIA

03 de Setembro de 2021, 07h:53 - A | A

PANDEMIA / ÚNICA EM GOIÁS

Aparecida implanta cabine de biossegurança para exames pós-covid

Aparecida é a primeira cidade brasileira fora do Estado de São Paulo a adotar o equipamento na rede pública. A cabine tem capacidade para realizar, diariamente, dez exames que auxiliam no diagnóstico de doenças pulmonares crônicas

DA REDAÇÃO




A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia iniciou na última segunda-feira, 30 de agosto, no Ambulatório Multiprofissional (Amag), o uso de uma cabine de biossegurança no exame de espirometria para pessoas que já tiveram covid-19 ou que possuem algum tipo de deficiência pulmonar. O equipamento, pioneiro na rede pública de Goiás, já tem sido usado em São Paulo e tem capacidade para realizar até dez exames por dia. Em Aparecida, mais de 30 pacientes já utilizaram a cabine.

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, explica que o uso da cabine vai dar mais segurança aos cuidados prestados aos pacientes, principalmente àqueles que tiveram a covid-19 e estão em tratamento por problemas advindos da infecção: “Mediante pedido médico, o equipamento será usado na espirometria, um teste fundamental para avaliar a saúde dos pulmões e diagnosticar e tratar inúmeras doenças respiratórias. Com a cabine, o risco de contágio é muito reduzido, o que dá mais segurança para os pacientes e os profissionais”.

Tecnologia de segurança biológica

Segundo informações da empresa fabricante, a Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica, a cabine de biossegurança é completamente fechada e tem tecnologia para filtragem de alta capacidade que elimina 99,9% de vírus e bactérias aspirando todo o ar interno e o devolvendo purificado em apenas um minuto.

A coordenadora da Atenção Especializada da SMS, Loanny Moreira Barbosa, destaca que “neste momento de pandemia, todas as estratégias que podem reduzir riscos de contágio e auxiliar nos diagnósticos e tratamentos, principalmente naqueles ligados à covid-19 e suas complicações, são muito bem-vindas. Com essas cabines, que realizam cada exame em cerca de vinte minutos com segurança e precisão e sob o monitoramento de profissionais seguindo os devidos protocolos e fazendo a higienização do equipamento após cada uso, estamos aperfeiçoando mais serviços prestados aos nossos usuários”.

Loanny ainda explica que o diagnóstico precoce de males respiratórios auxilia no tratamento adequado e diminui as crises respiratórias que agravam não apenas os casos de covid-19, mas de muitas outras enfermidades, como, por exemplo, a doença pulmonar obstrutiva crônica, causado pelo tabagismo e por outros fatores.

O Amag - O Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), onde são feitos os exames de espirometria com a cabine de biossegurança, realiza atendimentos em diversas especialidades: angiologia, geriatria, endocrinologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, otorrinolaringologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, acupuntura, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e psicopedagogia. Localizado na Avenida Barão do Rio Branco, quadra 34, Lotes 09 e 10, no Jardim Nova Era, o Amag também sedia o Centro de Reabilitação com serviços para recuperação física e motora de pacientes.

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao