DA REDAÇÃO
Enquanto a China mantém suspensa a importação da carne brasileira, após a confirmação de dois casos da doença "vaca louca", em Mato Grosso e Minas Gerais, pecuaristas de Goiás estão preocupados com a queda no preço da arroba do boi, que teve baixa de mais de 15% nas últimas semanas.
Os criadores relatam que não tem mais como segurar os animais no confinamento. Uma fazenda diz que, de setembro até agora, o prejuízo ultrapassa R$ 6 milhões e que com a incerteza das exportações, a venda do animal teve redução de cerca de 80%.
>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão
>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram
A China, principal cliente da carne bovina do Brasil, ainda não retomou as compras. Enquanto esta situação se mantiver, o preço da arroba não deve melhorar.
Conforme noticiado pelo G5 News, no último dia 20, O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) determinou que frigoríficos exportadores de carne bovina para a China suspendam a produção para o país.
O Brasil e a China têm um protocolo sanitário que exige a suspensão imediata das exportações de carne bovina nesses casos. A interrupção é temporária e não costuma durar mais do que 15 dias. A data para a retomada das exportações não foi estabelecida.
Por conta da demora das autoridades chinesas em autorizar a retomada das compras, o governo brasileiro decidiu suspender a produção.
LEIA MAIS
Agricultura determina suspensão da produção de carne bovina
Veja na íntegra aqui.