13 de Agosto de 2022
icon instagram icon facebook icon twitter icon youtube

GOIÂNIA

07 de Junho de 2022, 08h:55 - A | A

GERAL / AVANÇO DA PANDEMIA

Pressionado com hospitais lotados, Governo anuncia abertura de novos leitos-covid

Até o último final de semana, o Complexo Regulador Estadual divulgou que além dos leitos de enferma no Estado, já com 100% de ocupação, havia uma lista de espera com 28 pacientes

MÁRIO ANDREAZZA
REDAÇÃO G5



A chegada de mais uma “onda de covid” em Goiás, resultando no aumento significativo do número de pessoas infectadas com sintomas graves da doença, lotando enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais, ligou sinal de alerta na Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que anunciou nessa segunda-feira (06), a abertura de novos leitos-covid.

A SES informou que serão 66 novos leitos de UTI e 35 de enfermaria. Com a mudança de perfil de leitos gerais para suportes específicos para pacientes com covid, o Estado passará a oferecer 176 leitos destinados ao enfrentamento da doença – sendo 116 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Os novos leitos serão implantados nos próximos dias.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Até o último final de semana, o Complexo Regulador Estadual divulgou que além dos leitos de enfermaria no Estado, já com 100% de ocupação, havia uma lista de espera com 28 pacientes. Já nas Unidades de Terapia Intensiva, a taxa de ocupação era de 90%.

Ainda assim, segundo a SES, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Enfrentamento ao Coronavírus não recomendava, naquele momento, o aumento de leitos.

A secretaria explica que a ampliação é uma estratégia diante do atual cenário epidemiológico, com alta sazonal do número de casos de covid, influenciada pelo clima frio, e também pelo aumento do número de solicitações de internações para casos suspeitos da doença, que necessitam de isolamento.

Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu.

Atualmente, a rede estadual de saúde possui 2.360 leitos de enfermaria e 885 leitos de UTI ativos, que somam 3.245 vagas para internação.

Leia mais

Enfermarias-covid de hospitais estaduais voltam a ficar 100% ocupadas em Goiás

Leitos pediátricos

A SES-GO está reestruturando a rede estadual de leitos pediátricos para leitos de isolamento. Assim, esses leitos estarão adequados para receber tanto os pacientes gerais, quanto aqueles casos que necessitem de isolamento. A pasta esclarece que muitos pedidos recebidos no Complexo Regulador Estadual (CRE) relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para Covid-19 e, conclui-se que, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação. Portanto, a reestruturação dos leitos pediátricos garantirá a otimização do uso das vagas.

Medidas preventivas

Diante do cenário epidemiológico atual, a SES-GO reforça a orientação para a vacinação contra Covid-19. Os municípios já foram orientados sobre a aplicação da segunda dose de reforço (DR2) em trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 50 anos. A imunização desses dois grupos pode ser iniciada nos municípios para as pessoas que tenham tomado a primeira dose de reforço (DR1) há mais de quatro meses.

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao