DA REDAÇÃO
Uma dona de casa foi pega de surpresa ao avistar uma jiboia dentro de um vaso de orquídeas na cozinha de sua casa, nessa quinta-feira (23), em Hidrolândia. Eliete Gomes rapidamente chamou o marido que, com um pedaço de pau, capturou o réptil e o devolveu à natureza.
O momento foi relembrado com bom humor por Eliete. Ela contou que foi tomar seu café da manhã e assistir ao jornal mas quando foi pegar o celular, que estava próximo do balcão da cozinha, viu a serpente dentro do vaso. "Eu gritava e ela levantou a cabeça. Morri de medo", relatou ao G1.
>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão
>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram
O sargento da Polícia Militar Roberto Teixeira, foi acionado pela esposa para a ocorrência dentro da própria casa. "Ele, com muito cuidado, pegou um pedaço de pau e colocou perto da planta. Ela se enrolou. Ele a deixou próximo à mata", explicou.
Segundo Eliete, situações assim são comuns na região, que fica próxima a uma mata. "Temos uma área de lazer que fica um pouco mais abaixo que sempre aparece cascavel. É necessário tomar muito cuidado e ficar alerta. Graças a Deus ninguém se machucou", disse.
O biólogo Edson Abrão explicou, ao G1, que pelo tamanho visto nas imagens, a cobra ainda é filhote e estava em busca de abrigo para fugir do calor. "Esses animais são 'pecilotérmicos', ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com o ambiente. Geralmente, vasos de orquídeas são mais úmidos, e elas gostam de ambientes úmidos e sombreados", afirmou.
A serpente não é venenosa mas, ao perceber uma dessas dentro de casa, a orientação é evitar tocá-la e pedir ajuda especializada, como dos bombeiros ou de outros órgãos ambientais.