GABRIELLA BRAGA
DA REDAÇÃO
Pelo menos oito mil hectares foram devastados pelo incêndio que atinge há três dias a Chapada dos Veadeiros. De origem humana, o fogo teve início no atrativo turístico Vale da Lua e se alastrou pela região da Serra do Segredos. A operação segue para evitar que o fogo chegue ao Parque Estadual Águas do Paraíso, conhecido como Catarata dos Couros, segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Luis Antônio Dias. Não há informações se o incêndio foi acidental ou intencional.
Na manhã desta terça-feira (14), um helicóptero do Corpo de Bombeiros passou a reforçar o efetivo no combate ao incêndio. Três aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estavam no local.
>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão
>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram
Ao todo, pelo menos 150 pessoas trabalham para apagar os focos, que se alastram pela vegetação do Cerrado facilmente na época de seca. O efetivo conta com bombeiros, servidores do ICMBio e brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Ibama. Voluntários da Rede Contra Fogo, Brigada de São Jorge, de Colinas do Sul e de Cavalcante também participam do combate ao incêndio com o uso de abafadores, sopradores e bombas costais.
O guia turístico Ivan Anjo Diniz, um dos coordenadores da Rede Contra Fogo, conta que os brigadistas atuam no sentido de evitar que o fogo ultrapasse o rio São Miguel e se alastre ainda mais por Colinas do Sul ou, ainda, alcance o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o guia, o trabalho é complicado, ainda mais em pontos mais isolados. No entanto, eles contam com a ajuda da população. "A comunidade sempre se une", diz. Na área urbana, pessoas preparam os alimentos e disponibilizam água e isotônicos.
No domingo (12), dia em que o primeiro foco de fogo surgiu, centenas de turistas ficaram ilhados no Vale da Lua e precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros. O atrativo ficou fechado nessa segunda-feira (13) para manutenção da trilha, mas o incêndio no local já foi controlado. A Cachoeira dos Segredos foi fechada nesta terça-feira (14) devido ao risco de ser atingida. O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual Águas do Paraíso seguem abertos.
A seca, combinada com a baixada umidade, deixa a vegetação do Cerrado sensível ao fogo. Por isso, qualquer foco pode gerar incêndio de grandes proporções. A recomendação é evitar queimadas para limpeza de pastagens ou outras áreas, além do uso de fogueiras, velas e lampiões em acampamentos. Outros objetos inflamáveis, como bituca de cigarro, também não devem ser arremessados contra a vegetação.
Incêndio é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98 e quem for pego ateando fogo em mata ou floresta pode pegar pena de dois a quatro anos de reclusão, além de multa.