26 de Junho de 2022
icon facebook

GOIÂNIA

14 de Setembro de 2021, 17h:45 - A | A

GERAL / DESTRUIÇÃO NO CERRADO

Incêndio de grandes proporções atinge Chapada dos Veadeiros há três dias

Pelo menos 150 pessoas trabalham no combate ao fogo, que já devastou oito mil hectares de vegetação

GABRIELLA BRAGA
DA REDAÇÃO




Pelo menos oito mil hectares foram devastados pelo incêndio que atinge há três dias a Chapada dos Veadeiros. De origem humana, o fogo teve início no atrativo turístico Vale da Lua e se alastrou pela região da Serra do Segredos. A operação segue para evitar que o fogo chegue ao Parque Estadual Águas do Paraíso, conhecido como Catarata dos Couros, segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Luis Antônio Dias. Não há informações se o incêndio foi acidental ou intencional.

Na manhã desta terça-feira (14), um helicóptero do Corpo de Bombeiros passou a reforçar o efetivo no combate ao incêndio. Três aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estavam no local.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Ao todo, pelo menos 150 pessoas trabalham para apagar os focos, que se alastram pela vegetação do Cerrado facilmente na época de seca. O efetivo conta com bombeiros, servidores do ICMBio e brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Ibama. Voluntários da Rede Contra Fogo, Brigada de São Jorge, de Colinas do Sul e de Cavalcante também participam do combate ao incêndio com o uso de abafadores, sopradores e bombas costais.

O guia turístico Ivan Anjo Diniz, um dos coordenadores da Rede Contra Fogo, conta que os brigadistas atuam no sentido de evitar que o fogo ultrapasse o rio São Miguel e se alastre ainda mais por Colinas do Sul ou, ainda, alcance o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o guia, o trabalho é complicado, ainda mais em pontos mais isolados. No entanto, eles contam com a ajuda da população. "A comunidade sempre se une", diz. Na área urbana, pessoas preparam os alimentos e disponibilizam água e isotônicos.

No domingo (12), dia em que o primeiro foco de fogo surgiu, centenas de turistas ficaram ilhados no Vale da Lua e precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros. O atrativo ficou fechado nessa segunda-feira (13) para manutenção da trilha, mas o incêndio no local já foi controlado. A Cachoeira dos Segredos foi fechada nesta terça-feira (14) devido ao risco de ser atingida. O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual Águas do Paraíso seguem abertos.

A seca, combinada com a baixada umidade, deixa a vegetação do Cerrado sensível ao fogo. Por isso, qualquer foco pode gerar incêndio de grandes proporções. A recomendação é evitar queimadas para limpeza de pastagens ou outras áreas, além do uso de fogueiras, velas e lampiões em acampamentos. Outros objetos inflamáveis, como bituca de cigarro, também não devem ser arremessados contra a vegetação.

Incêndio é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98 e quem for pego ateando fogo em mata ou floresta pode pegar pena de dois a quatro anos de reclusão, além de multa.

Álbum de fotos

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao