27 de Junho de 2022
icon facebook

GOIÂNIA

15 de Agosto de 2021, 18h:34 - A | A

GERAL / LIXO ZERO

Goiás promove drive thru para recolhimento de recicláveis

Ações ocorrem em todos os sábados, até 18 de setembro, na Praça Universitária

DA REDAÇÃO




O 1º Drive Thru Lixo Zero de Goiânia, promovido pelo governo de Goiás e pela Saneado, teve início nesse sábado (14). O evento ocorrerá todos os sábados até o dia 18 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza e ao Dia Nacional Lixo Zero. O objetivo é realizar ações conjuntas para minimizar a produção de resíduos na cidade e promover o correto encaminhamento dos recicláveis para as cooperativas, além de gerar economia, emprego e renda para o município.

Equipes da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sumab) e da Gerência de Educação Ambiental e Ações Sociais (P-GEA) estarão no local, acompanhando a atividade. A ação ocorrerá na Praça Universitária, em frente ao Museu Antropológico, com horário de funcionamento das 9h às 15h.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Serão recolhidos materiais como: recicláveis (plástico, papel, metal e vidro); eletrônicos (computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, microondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, fios, modens, eletrodomésticos, etc); instrumentos de escrita (lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-textos, marcadores permanentes, marcadores de quadro) e materiais escolares; esponjas de limpeza doméstica; bitucas de cigarro e óleo usado.

A iniciativa é do Instituto Lixo Zero, organização autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no País. A finalidade da instituição é promover e gerir a responsabilidade social na geração de resíduos ao incentivar e coordenar organizações e indivíduos sobre gestão adequada e promover o conceito e os princípios do Lixo Zero, bem como capacitar profissionais e certificar o cumprimento da Meta Lixo Zero por empresas, instituições e comunidades.

Olho no Óleo

Durante a atividade, a Saneago recolherá o óleo de cozinha usado. O descarte correto desse material, além de proteger o meio ambiente, também é essencial para evitar a obstrução das redes de esgoto. Estudos realizados pela Saneago apontaram que 25% dos extravasamentos eram causados pelo descarte incorreto de óleo em pias e ralos.

Com isso, desde 2012, a Companhia conta com o projeto Olho no Óleo, que já recebeu mais de 510 mil litros de óleo de cozinha usado. Ao levar o resíduo em uma das unidades de coleta – como as agências de Vapt Vupt – o cliente recebe uma bonificação na forma de crédito para a próxima fatura, sendo que cada litro de óleo equivale a 50 centavos de crédito.

O óleo usado deve ser entregue em garrafa tipo PET com tampa rosqueável a um posto de coleta. Atualmente, o Programa está em operação nos municípios de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Cidade de Goiás e Morrinhos. O óleo entregue à Saneago é encaminhado para a produção de biodiesel, contribuindo para a preservação do meio ambiente. No Drive Thru Lixo Zero, o valor do óleo arrecadado será revertido em doações para uma cooperativa de reciclagem.

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao