07 de Agosto de 2022
icon instagram icon facebook icon twitter icon youtube

GOIÂNIA

12 de Junho de 2022, 08h:25 - A | A

GERAL / “MEDO DE ATAQUE”

Família cria onça por oito meses dentro de casa, mas entrega a instituto em Goiás; Veja vídeo

A família amamentou e cuidou da onça por oito meses na região de Sucunduri, no Amazonas. Ela foi resgatada recém-nascida, estava órfã e foi criada como bicho de estimação.

MÁRIO ANDREAZZA
REDAÇÃO G5



Onça-pintada, batizada por Kiara, resgatada ainda quase que recém-nascida por uma família no interior do Amazonas, que cuidou do animal por oito meses, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e encaminhada ao Instituto Onça-Pintada, centro de referência no resgate e reprodução destes animais, em Mineiros (436 km da Capital).

A família amamentou e cuidou da onça por oito meses na região de Sucunduri, no interior do Amazonas. Ela foi resgatada recém-nascida, estava órfã e foi criada dentro de casa como bicho de estimação.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

A família decidiu entrar em contato com o instituto porque achou que, nos últimos tempos, a onça estava “mais esperta”, saindo do quintal onde ficava, passando pelas casas dos vizinhos, querendo explorar a região e ficaram receosos de que pudesse fazer algum ataque ou que se perdesse na mata e não conseguisse sobreviver, já que foi criada por humanos e dentro de casa.

A viagem até Mineiros foi de quase 3 mil quilômetros e Kiara chegou à nova casa nesse sábado (11). A decisão de levar a onça foi do Ibama.

Reprodução

família da kiara.png

Família que criou Kiara por oito meses

Diretora executiva do instituto, Anah Jácomo, disse que futuramente Kiara deve ser pareada com um macho do mesmo bioma dela para o trabalho de conservação da espécie.

“A Kiara, que é essa jovem, foi encaminhada pelo Ibama, é uma onça amazônica. Futuramente, ela vai ser pareada com um macho do mesmo bioma, contribuindo assim para a conservação da espécie”, disse Anah.

Foram feitas imagens da busca de Kiara no amazonas, “despedida” da família e a chegada no Instituto em Goiás.

Veja o vídeo.

 

Comente esta notícia


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Av. T-4, Ed. Buena Vista Office Design - 16° andar - 1613 Goiânia - GO

(62) 3988-7592

reportermt
g5
conexao