MÁRIO ANDREAZZA
REDAÇÃO G5
Onça-pintada, batizada por Kiara, resgatada ainda quase que recém-nascida por uma família no interior do Amazonas, que cuidou do animal por oito meses, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e encaminhada ao Instituto Onça-Pintada, centro de referência no resgate e reprodução destes animais, em Mineiros (436 km da Capital).
A família amamentou e cuidou da onça por oito meses na região de Sucunduri, no interior do Amazonas. Ela foi resgatada recém-nascida, estava órfã e foi criada dentro de casa como bicho de estimação.
>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão
>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram
A família decidiu entrar em contato com o instituto porque achou que, nos últimos tempos, a onça estava “mais esperta”, saindo do quintal onde ficava, passando pelas casas dos vizinhos, querendo explorar a região e ficaram receosos de que pudesse fazer algum ataque ou que se perdesse na mata e não conseguisse sobreviver, já que foi criada por humanos e dentro de casa.
A viagem até Mineiros foi de quase 3 mil quilômetros e Kiara chegou à nova casa nesse sábado (11). A decisão de levar a onça foi do Ibama.
Reprodução

Família que criou Kiara por oito meses
Diretora executiva do instituto, Anah Jácomo, disse que futuramente Kiara deve ser pareada com um macho do mesmo bioma dela para o trabalho de conservação da espécie.
“A Kiara, que é essa jovem, foi encaminhada pelo Ibama, é uma onça amazônica. Futuramente, ela vai ser pareada com um macho do mesmo bioma, contribuindo assim para a conservação da espécie”, disse Anah.
Foram feitas imagens da busca de Kiara no amazonas, “despedida” da família e a chegada no Instituto em Goiás.
Veja o vídeo.